terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Marketing Cultural


Qual possibilidade podemos criar para conciliar a arte e a Comunicação Social? Te dou uma resposta dentro de outras possibilidades: Marketing Cultural. Tendo o maior alvo o cidadão, o Marketing Cultural surgiu com o objetivo de, utilizando-se das ferramentas de comunicação, estabelecer um eixo de identidade entre quem consome determinada marca e quem gosta de determinada arte. É apenas uma pequena definição, o Marketing Cultural vai muito além.



O Marketing Cultural possui ligações com o mecenato (atividade de patrocínio ao artista no Renascimento) que se desenvolve com base numa relação de trocas, é uma interação entre poder e cultura. Para que o artista possa levar a sua arte para o público significativo, é preciso da interferência de terceiros. É através dos meios de divulgação que o público toma conhecimento da obra. A arte é um dom natural, mas para a sua concretização é necessário de fontes exteriores: tintas, pincéis, papéis, câmeras, instrumentos musicais, figurino, etc. Por isso e outras a importância de um patrono para o projeto de um produtor cultural.



Gil Nuno Vaz define Marketing Cultural como “um conjunto das ações de marketing utilizadas no desenvolvimento de um projeto cultural aplicadas tanto em relação aos objetivos e critérios que orientam a concessão de fundos como quanto aos procedimentos para arrecadação de recursos”.




No processo do Marketing Cultural, existem quatro posições:

- Organização Patrocinadora:

É a fonte de recurso. Empresas que direcionam apoio para diversas áreas culturais. É através da dinâmica do Marketing Cultura que a empresa identifica a manifestação cultura mais indicada às suas características da organização.

- Estado:

Na condição de fomentador da atividade cultural. O Estado tem um dever com as manifestações da sociedade para não desaparecerem por falta de apoio. Cabe à ele incentivar e promover o desenvolvimento da produção cultural. O apoio do Estado se dá através de incentivos fiscais, editais de concursos e outras leis.

- Produtor Cultural:

O produtor cultural aqui referido é aquele que produz arte, ou seja, é o artista ou pensador. Ele cria a obra através de suas habilidades. A produção cultural depende de recursos intelectuais e as habilidades do artista; recursos materiais que possibilitam a realização da idéia e o contato da obra com o público.

- Agente de Patrocínio:

São empresas (ou uma pessoa) que funcionam como intermédio entre um produtor cultural e a instituição patrocinadora. São formadas por organizações que têm a preocupação cultural inerente à sua política de comunicação social.



Para saber mais:


  • Marketing Cultural & Comunicação Dirigida - Roberto Muylaert

  • Marketing Instiucional - Gil Nuno Vaz

  • Arte e Capital - Visão Aplicada do Marketing Cultural - Candido José Mendes de Almeida

  • Marketing Cultural ao Vivo - Candido José Mendes de Almeida

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Já pensou?


Você estuda Comunicação Social? Faz Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas? Está acostumado a ver o jornalista como aquele repórter da globo ou aquele que escreve no jornal ou revista? E o publicitário é aquele criativo da agência? O Relações Públicas é a voz das grandes organizações ou o organizador de eventos?


Eu quero com este blog abrir novas possibilidades, pois todos sabem que o mercado de trabalho está saturado. Então é a hora para nós desenvolvermos a nossa criatividade e olharmos com outros olhos o mercado de trabalho.


O que você gosta de fazer? Que disciplina você mais se identifica? O que você tem mais prazer em ler? Temos que aprofundar naquilo que nos dá gosto de fazer. Poesia, pintura, fotografia, desenho... São inúmeras atividades. A Comunicação Social nos dá a oportunidade de fazermos o que quisermos.


Mas também temos que ganhar dinheiro. Vamos fugir do óbvio e lançar possibilidades para o que podemos fazer com o diploma. Convido a todos que gostam de Comunicação, mas não se encaixam nas diretrizes do que o mercado nos impõe, a buscar junto comigo novos horizontes.